Creme de Confeiteiro – Melhor Receita

Esse é um dos cremes mais famosos da confeitaria francesa, a textura dele é firme. O creme de confeiteiro é um creme bem versátil. Lembrando sempre que por se tratar de um creme de estrutura mais macia deve ser usado de preferência em bolos de massas mais leves.

receita creme confeiteiro

A receita do creme de confeiteiro possui algumas variações. Ele pode ser feito com metade leite e metade creme de leite, ou mesmo 100% creme de leite, e quando de fala em creme de leite é sempre o creme de leite fresco, e assim as substituições vão depender do resultado que se deseja. Confira agora a receita:

Receita de Creme de Confeiteiro

Ingredientes:
500 gramas leite integral
120 gramas açúcar (dividir em duas partes)
1 fava de baunilha ou 20 gramas extrato de baunilha
ou 15 gramas pasta de baunilha
100 gramas gemas
30 gramas amido de milho

Modo de preparo:
Primeiramente, leve o leite e metade do açúcar, com as raspas da fava de baunilha ao fogo.

Em uma vasilha a parte, misture as gemas com a outra metade do açúcar e o amido de milho.

Logo em seguida, quando o leite ferver, deve ser feita a temperagem das gemas, para que aqueçam gradualmente e não coagulem rápido demais estragando a estrutura do creme.

Vá colocando uma concha do leite quente de cada vez na mistura das gemas e mexendo bem até finalizar todo o leite.

creme massa

Volte a mistura para a panela e mexa com um fouet até engrossar. Quando a mistura começar a ferver, conte 1 minuto, este é o tempo necessário para cozinhar o amido de milho. Desligue o fogo.

creme de confeiteiro

Por fim, leve o creme de confeiteiro para uma tigela e cubra com plástico filme em contato com o creme para evitar a formação de uma película sobre ele e reserve refrigerado.

creme patissiere receita

Uma outra variação possível é que o amido de milho pode ser trocado parcialmente por farinha de trigo, sendo 50% de farinha de trigo e 50% de amido de milho, mas não é muito do meu gosto fazer assim, pois é necessário um maior tempo de cozimento para cozinhar a farinha de trigo, e quanto mais tempo cozinhando o creme, menos cremoso ele fica ao final.

Como ter segurança que o meu Creme não ficará o gosto de ovo forte?

O gosto do ovo somente ficará muito forte se não estiver fresco.

Caso não tenha fava de baunilha, você pode usar pasta saborizante, No final do processo, com o fogo já desligado você pode usar pasta saborizante ou mesmo chocolate picado. No caso do sabor de chocolate, não é necessário utilizar a baunilha, pois o chocolate supera o sabor da baunilha.

Apesar do creme de confeiteiro tradicional ser fácil de fazer, é importante não pular etapas, já que elas estão ali por um motivo: fazer com que o creme saia perfeito.

Deixe seu comentário