Massa Bolo Chiffon de Chocolate

Leveza e maciez essas são as principais características do bolo Chiffon, aqui já ensinamos o bolo clássico, porém a receita agora é de uma Massa bolo Chiffon de chocolate.

bolo chiffon de chocolate

Em vez de manteiga, a massa chiffon de chocolate leva  óleo vegetal, o que garante que esse bolo permaneça úmido por muito mais tempo. Além disso, o bolo se comporta muito bem em baixas temperaturas, sem endurecer. Por isso, é ideal para coberturas e recheios gelados ou para cobrir com ganache.

Receita Massa bolo Chiffon de chocolate

Ingredientes:
6 ovos
2 xícaras de açúcar passado pela peneira
1⁄2 xícara de óleo
1⁄2 xícara de água quente
2 xícaras de farinha de trigo
1⁄2 xícara de chocolate em pó 50% cacau
1 colher de sopa de fermento químico em pó

A xícara usada foi de 240ml

Modo de preparo:
Primeiramente, separe as claras da gema, em seguida bata as claras, (na batedeira de bolo usando o batedor do tipo globo) até que fique ponto de suspiro, então com a batedeira ligada, vá colocando uma a uma as gemas, bater até virar um creme bem fofo.

Então, acrescente o açúcar, a farinha de trigo, o óleo, o chocolate em pó dissolvido na água quente, bata tudo até ficar uma massa bem cremosa e bonita.

Por fim, coloque o fermento químico em pó e bata com uma colher de pau ou espátula, até misturar completamente o fermento na massa.

bolo chocolate chiffon

Unte uma forma redonda grande, com manteiga e farinha de trigo, e leve para assar no forno pré-aquecido 180 graus.

bolo chiffon chocolate

Despeje a massa na forma e deixe assar por 45 minutos, desligue o forno deixe descansar por 5 minutos.

Somente desenforme o bolo após ele estar completamente frio.

bolo chiffon recheado

Agora basta escolher o recheio de sua preferência e montar o seu bolo, uma sugestão é que faça a receita de recheio mousse de leite ninho, pois ele combina muito com essa massa de bolo chiffon de chocolate.

Deixe seu comentário